Áreas de negócio
Biometano
Hidrogénio Verde
O hidrogénio é o elemento mais abundante do universo e é neste momento considerado um vetor de energia crucial para atingir as metas de descarbonização do planeta definidas pela União Europeia. O hidrogénio tem uma elevada densidade energética o que o torna ideal para uso veicular. A Dourogás Renovável foca-se na produção de hidrogénio verde, ou seja, hidrogénio que é produzido de forma sustentável, sem qualquer tipo de emissões poluentes através de um processo denominado eletrólise.
A eletrólise é um processo que consiste na quebra da molécula de água em hidrogénio e oxigénio por elétrodos através de uma corrente elétrica que provém de fontes renováveis. O hidrogénio produzido pode depois ser utilizado em células de combustível para produzir eletricidade em que o subproduto do processo é apenas água, permitindo reduzir substancialmente as emissões de CO2. Devido às suas ótimas capacidades como vetor de energia, este pode ser injetado na rede de gás.
Nos nossos projetos, o hidrogénio produzido irá ser injetado na rede de gás nacional, fornecendo aos nossos clientes uma fonte alternativa de energia limpa.
E-fuels
Os e-fuels ou combustíveis sintéticos, representam todo o tipo de combustível produzido a partir de eletricidade renovável como o e-metanol ou o e-metano. O seu papel na transição energética será preponderante, uma vez que permitem reduzir as emissões nocivas provenientes da sua produção convencional.
Normalmente, o processo de síntese de combustíveis alternativos consiste em duas ou três etapas distintas. Numa primeira fase, é produzido hidrogénio verde através da eletrólise da água com recurso a energias renováveis. Posteriormente, será também necessário dióxido de carbono (CO2) que é capturado de fontes emissoras do mesmo. Numa fase final, estes dois compostos são combinados de forma a gerar e-metanol, e-metano, entre outros.
A Dourogás Renovável conta com parcerias com empresas de grande nome na área dos e-fuels onde está ativamente a desenvolver projetos de produção de combustíveis como o e-metanol e o e-metano, que serão depois utilizados na mobilidade e indústria.