O que é o biogás?
O que é o biogás?
Tecnologia VPSA
Depois de ser previamente seco e dessulfurizado, o biogás é comprimido para uma unidade METHAGEN, que utiliza a tecnologia VPSA (Adsorção por Modulação de Pressão e Vácuo) para remover da corrente o gás o CO2, N2, O2, e a H2O residual.
O sistema METHAGEN é constituído por um conjunto de colunas empacotadas com adsorvente.
- Cada coluna de absorção realiza uma sequência cíclica de etapas de alta e baixa pressão, de forma a produzir um fluxo contínuo de CH4 de alta pureza.
- A etapa de regeneração de adsorvente é apoiada por um sistema de vácuo para aumentar a eficiência do processo.
- O metano residual - dessorvido durante a etapa de regeneração - é reciclado de volta para o reservatório de entrada de biogás, o que resulta numa taxa de recuperação de metano de cerca de 99%.
A operação METHAGEN é totalmente automatizada e controlada por um PLC. A composição de biometano é continuamente monitorizada por um sistema de análise multi-gases.
BIOGÁS EM PORTUGAL
Recursos disponíveis
Existem 60 instalações de produção de biogás em Portugal, das quais 51 estão ligadas à rede elétrica e 6 destas funcionam em cogeração.
Contam-se ainda 6 outras unidades que não têm ligação à rede elétrica, 2 das quais a operar em cogeração.
- Setor Municipal - 56%
- Agropecuário - 32%
- Indústria alimentar - 12%
BIOGÁS EM PORTUGAL
O setor municipal
Abrangendo os resíduos urbanos (RU) (91%)
e os afluentes domésticos (9%).
- Abrangendo os RU - 91%
- Afluentes domésticos - 9%
BIOGÁS EM PORTUGAL
O setor agropecuário
- Agricultura - 71%
- Águas residuais - 16%
- Aterros sanitários - 9%
- Outros - 4%
Experiência europeia
Conheça as principais iniciativas para promover o biogás a nível europeu:
Biomethane as Sustainable and Renewable Fuel (Biosurf) reúne operadores na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Itália e Reino Unido para a investigação, desenvolvimento tecnológico e implementação de Biometano na rede e transporte de fundos europeus.
A Associação Europeia de biogás (EBA) promove o reconhecimento dos benefícios socioeconômicos do biogás e suas vantagens sobre outros bios, e o estabelecimento de melhores políticas para promover o seu desenvolvimento.
O Registo Europeu de Gás Renovável (ERGAR) promove o desenvolvimento de uma plataforma transparente e independente para a troca de certificados de biogás a nível europeu.
O projeto CertifHy procura projetar o sistema europeu de certificação (garantia de origem) do hidrogénio.
A proposta Diretiva Energias Renováveis 2016/0382 (‘RED’) sugere ampliar as garantias do sistema de origem para incorporar gases renováveis, além de energia existente, de calor e de origem renovável frio.
A RED II inclui exigências de garantias de origem para o gás renovável, traçando a sua origem até os critérios de sustentabilidade e transações de banco de dados de inscrição nível da UE, promovendo o desenvolvimento de biogás mercado, também além fronteiras.