Projetos

Projeto

Hidrogasmove e Solargasmove

Local: Frielas, Loures

Num investimento global na ordem dos 3,6 milhões de euros, o projeto da Dourogás Renovável conjuntamente com a Águas do Tejo e Atlântico visa a produção de biometano a partir das lamas da Estação de Tratamento de Águas Residuais em Frielas, no concelho de Loures. A unidade de purificação da instalação é de VPSA (vacuum pressure swing adsorption). O biometano produzido será posteriormente injetado na rede de gás natural e também será utilizado como combustível veicular, promovendo uma mobilidade mais sustentável. Este projeto tem também o objetivo de produção de metano sintético através de um processo de metanação, em que o hidrogénio utilizado provém da eletrólise da água, com recurso a energia solar.

Move2LowC

O Move2LowC é um projeto, com um consórcio constituído vários co-promotores e parceiros, que surge face ao crescimento exponencial do setor da mobilidade e consequente aumento das emissões nocivas provocadas pelo mesmo. O principal objetivo do projeto é a descarbonização dos transportes através da produção de biocombustíveis sustentáveis, desenvolvendo tecnologias inovadoras para este fim. A Dourogás Renovável encontra-se presente num dos subprojectos do Move2LowC, o PPS4, em que o objetivo será a conversão de dióxido de carbono obtido a partir do biogás em biometano por um processo melhorado de metanação. O produto final obtido será depois comprimido ou liquefeito para uso na mobilidade. Este projeto contará ainda com uma síntese de catalisadores para metanação e a criação de um reator de metanação mais eficiente.

Biogasmove

 Emissões de carbono poupadas: 244 toneladas
 Energia produzida: 1,2 GWh de biometano
 Km possíveis de percorrer com biometano produzido: 1589920
 
Local: Urjais, Mirandela

Esta unidade de produção de biometano localiza-se no aterro sanitário de Urjais, no distrito de Bragança e concelho de Mirandela. É constituído por um sistema de VPSA (vacuum pressure swing adsorption), que permite a purificação do biogás produzido a partir de resíduos sólidos urbanos pela Resíduos do Nordeste. O biometano produzido pela unidade é depois utilizado tanto para a mobilidade, no abastecimento dos camiões da Resíduos do Nordeste e também para injeção na rede de gás. Para tal, a unidade possui um equipamento que controla a qualidade do biometano produzido, de forma a garantir que a sua composição seja idêntica à do gás natural. Este projeto foi a primeira unidade de purificação de biogás instalada em Portugal.

Parceria Lightsource bp

A nível de projetos de produção de hidrogénio, contamos com uma parceria com a Lightsource bp, onde estamos atualmente a desenvolver 8 projetos de produção de hidrogénio onde pretendemos alcançar a meta dos 250 MW de eletrólise até 2025. O objetivo principal dos projetos será a injeção do hidrogénio produzido na rede de gás portuguesa.

h2driven

H2Driven​

 Metanol Verde produzido: 50000 toneladas
 Energia produzida: 320 GWh
 Emissões de carbono poupadas: 70290 toneladas

Relativamente a combustíveis alternativos, estamos atualmente no desenvolvimento de um projeto que conta com um consórcio de mais de 15 entidades para produção de metanol verde. Este metanol, resultante do H2Driven, projeto financiado pelo PRR, vai ser produzido através da combinação de gás de síntese produzido através da gasificação da biomassa e hidrogénio verde produzido através da eletrólise da água com recurso a energia solar. O metanol verde será depois utilizado para a indústria e mobilidade pesada. Está prevista a implementação do projeto em 2025 com uma produção de 50 kton de metanol anuais.

HyFuelUp

HyFuelUp

O HyFuelUp é um projeto liderado pelo CoLAB BIOREF – Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias, num consórcio internacional de 11 entidades académicas e empresariais, nas quais está incluída a Dourogás Renovável. Combinando o conhecimento académico e industrial, o projeto irá desenvolver uma tecnologia avançada de gaseificação de resíduos de biomassa e posterior metanação dos gases resultantes num processo híbrido com a adição de hidrogénio verde. A unidade de produção será instalada em Tondela e o destino do e-metano produzido, sob a forma de bio-GNL, será o transporte rodoviário de mercadorias de longa distância e o transporte marítimo, com poupança de emissões de gases com efeito de estufa.

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