A Dourogás, em parceria com a CapWatt, assinou um acordo com a Plug Power para a Fase de Avaliação Técnica (TEP) no desenvolvimento de um projeto inovador de metanol verde em Portugal. O projeto, denominado H2DRIVEN, tem como objetivo produzir 80.000 toneladas de metanol renovável por ano, combinando a gaseificação de biomassa com hidrogénio verde gerado através da eletrólise da água, alimentada por energia solar.
Durante a fase de engenharia do projeto (FEED), a Plug Power fornecerá apoio técnico essencial com as suas tecnologias avançadas de eletrólise por membrana de permuta de protões (PEM). Este apoio permitirá a mitigação de riscos e a tomada de decisões informadas para o sucesso da iniciativa, que se alinha com os objetivos de inovação e sustentabilidade energética de Portugal.
O projeto H2DRIVEN visa reduzir 105.000 toneladas de CO2 até 2027 e posiciona-se como um marco no desenvolvimento de novas tecnologias de produção e no reforço da independência energética e da competitividade nacional. Prevê-se que o projeto esteja totalmente operacional até ao final de 2026.
Fonte: GLOBE NEWSWIRE