Dourogás Renovável assegura adjudicação de biometano no 1º leilão de gás renovável em Portugal

No primeiro leilão eletrónico para a compra centralizada de biometano e hidrogénio verde em Portugal, a Dourogás Renovável destacou-se como a única empresa a apresentar uma candidatura para o fornecimento de biometano. Como resultado, assegurou a adjudicação de 1.990 MWh por ano, reforçando a sua posição de líder na produção e desenvolvimento deste importante vetor energético.

 

Promovido pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e realizado a 23 de janeiro de 2025, este leilão marca um passo fundamental para a integração de gases renováveis na rede pública de distribuição e transporte de gás.  O lote de biometano adjudicado é destinado à injeção na rede de distribuição, operada pelo Operador da Rede de Distribuição (ORD) local. O preço base fixado para este gás renovável foi de 62 euros por MWh, um estímulo para valorizar a produção de biometano a partir de biogás já existente. Este leilão representa uma oportunidade para consolidar a utilização do biometano como uma alternativa viável e ambientalmente responsável, em linha com os objetivos nacionais e europeus de descarbonização.

 

No total, foram também atribuídos 119.280 MWh de hidrogénio verde, com o Comercializador de Último Recurso Grossista (CURg) a assumir o papel de comprador único. Os projetos de hidrogénio verde adjudicados, no lote integrado pelo Grupo Dourogás,  visam a injeção na Rede Nacional de Transporte de Gás (RNTG), em alta pressão, operada pela REN.

 

Estão a ser dados passos consistentes para a criação de um ecossistema favorável à economia do hidrogénio no nosso país.

 

A Dourogás Renovável reafirma o seu compromisso com a transição energética e a descarbonização, apostando na produção de gases renováveis – como o biometano e o hidrogénio – como uma solução sustentável para a economia circular e para a redução das emissões de gases com efeito de estufa. Este resultado reforça a nossa missão de continuar a dinamizar o setor e de desenvolver projetos inovadores que contribuam para um futuro mais verde e sustentável para Portugal, promovendo um modelo energético mais limpo e eficiente.

 

Fonte: Jornal de Negócios

Quer juntar-se à nossa equipa?

Preencha o formulário. Entraremos em contacto nos próximos dias.