A Dourogás foi reconhecida na 5ª edição do evento Prémio Nacional de Sustentabilidade, promovidos pelo Jornal de Negócios, ao vencer em duas categorias: Mobilidade Sustentável e Descarbonização. Este duplo prémio reforça a aposta da empresa em práticas inovadoras e sustentáveis.
Mobilidade Sustentável com Biometano
O projeto “Biometano: o Resíduo de uns é o Combustível de outros”, foi o vencedor na categoria Mobilidade Sustentável. Esta iniciativa transforma resíduos em biometano, uma fonte de energia renovável que tem vindo a revolucionar o setor dos transportes, substituindo combustíveis fósseis como o gasóleo. Os resultados falam por si: só em 2023, foram evitadas 23 000 toneladas de CO₂eq. No ano seguinte, este valor mais do que triplicou para 73.500 toneladas de CO₂eq evitadas.
A descarbonização da indústria
Na categoria Descarbonização, a Dourogás viu premiado o projeto “Biometano: A Chave para a Transição Renovável em Setores de Difícil Descarbonização”. Trata-se de uma proposta pioneira que promove a utilização do biometano em segmentos onde a descarbonização é particularmente difícil, como a indústria e os transportes. A grande vantagem desta abordagem é a possibilidade de utilizar as infraestruturas de gás natural existentes sem necessidade de modificações, o que facilita a sua adoção. Desde o início do projeto, foram evitadas cerca de 97.000 toneladas de CO₂eq.
Compromisso com a sustentabilidade
A Dourogás continua a investir em soluções que promovem a eficiência energética e reduzem a pegada de carbono, em linha com as metas globais de sustentabilidade. Estes prémios são o reconhecimento do esforço contínuo da empresa em inovar no setor energético, promovendo práticas que contribuem para uma economia mais verde e responsável.


